SINOPSE DO ENSINO FUNDAMENTAL I
O desenvolvimento das tecnologias da informação permite que a aprendizagem ocorra em diferentes lugares e por diferentes meios. Portanto, cada vez mais as capacidades para criar, inovar, imaginar, questionar.
A escola tem um importante papel a desempenhar e contribuir para a informação de indivíduos ativos e agentes criadores de novas formas culturais. As novas tecnologias da informação oferecem alternativas de educação à distância, o que possibilita a formação contínua, trabalhos cooperativos e interativos. Ferramentas importantes para desenvolver trabalhos cooperativos que permitam a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e a aprendizagem permanente. O cotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos são fatores importantes que devem ser levados em consideração no uso justo e correto das TICs (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO). As inúmeras situações em que usamos estas tecnologias devem ser motivos de questionamentos e reflexão sobre quais são as reais contribuições que elas estão trazendo ou de que forma elas podem influenciar na evolução destes processos educacionais.
TIC – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Os conteúdos ministrados no curso de TIC FUNDAMENTAL têm como objetivo oferecer aos educadores uma nova visão para uma Prática Pedagógica Inovadora, aliada ao Processo de Alfabetização e Letramento utilizando as Novas Tecnologias de Multimídia Aplicada e adquirindo Habilidades Tecnológicas para o uso no Ensino Fundamental. Ampliando com isso o universo dos recursos que constituam meios que favoreçam as aprendizagens e que promovam o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos educadores.
Práticas que incentivem o desenvolvimento de metodologias voltadas para o contexto da escola, de trabalhar com Recurso Multimídia ampliando com isso o universo dos recursos (utilizando os Editores de Textos, Software HQ e Vídeoke) aliados aos Recursos de Multimídia que favoreçam a sua realidade.
Objetivos didáticos que em conjunto com as atividades realizadas com os alunos desenvolverão novos conhecimentos favorecendo assim o processo, de alfabetização, enfatizando o Lúdico com as Novas Tecnologias construindo uma experiência rica e consistente, dando igualdade de oportunidades no acesso às novas tecnologias da informação.
O desenvolvimento das tecnologias da informação permite que a aprendizagem ocorra em diferentes lugares e por diferentes meios. Portanto, cada vez mais as capacidades para criar, inovar, imaginar, questionar.
A escola tem um importante papel a desempenhar e contribuir para a informação de indivíduos ativos e agentes criadores de novas formas culturais. As novas tecnologias da informação oferecem alternativas de educação à distância, o que possibilita a formação contínua, trabalhos cooperativos e interativos. Ferramentas importantes para desenvolver trabalhos cooperativos que permitam a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e a aprendizagem permanente. O cotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos são fatores importantes que devem ser levados em consideração no uso justo e correto das TICs (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO). As inúmeras situações em que usamos estas tecnologias devem ser motivos de questionamentos e reflexão sobre quais são as reais contribuições que elas estão trazendo ou de que forma elas podem influenciar na evolução destes processos educacionais.
TIC – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Os conteúdos ministrados no curso de TIC FUNDAMENTAL têm como objetivo oferecer aos educadores uma nova visão para uma Prática Pedagógica Inovadora, aliada ao Processo de Alfabetização e Letramento utilizando as Novas Tecnologias de Multimídia Aplicada e adquirindo Habilidades Tecnológicas para o uso no Ensino Fundamental. Ampliando com isso o universo dos recursos que constituam meios que favoreçam as aprendizagens e que promovam o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos educadores.
Práticas que incentivem o desenvolvimento de metodologias voltadas para o contexto da escola, de trabalhar com Recurso Multimídia ampliando com isso o universo dos recursos (utilizando os Editores de Textos, Software HQ e Vídeoke) aliados aos Recursos de Multimídia que favoreçam a sua realidade.
Objetivos didáticos que em conjunto com as atividades realizadas com os alunos desenvolverão novos conhecimentos favorecendo assim o processo, de alfabetização, enfatizando o Lúdico com as Novas Tecnologias construindo uma experiência rica e consistente, dando igualdade de oportunidades no acesso às novas tecnologias da informação.
Os conteúdos ministrados no curso de TIC, contribuiu muito com o projeto "Cantigas de roda" que foi realizado no decorrer do ano de 2009 na EMEB Darcy Ribeiro.
ResponderExcluirFoi possível utilizar alguns recursos que favoreceu o processo de alfabetização.
Paula de Oliveira, FUND I - sexta-feira
ResponderExcluirA cada dia que passa o avanço da tecnologia nos apresenta novos aparelhos e máquinas que revolucionam a forma de comunicação entre as pessoas. Sabemos que hoje não basta ao professor "dar aula", ensinar alunos ávidos de conhecimentos, este não é mais o único agente da aprendizagem, o papel do professor passa a ser cada vez mais de orientar do que ensinar. É muito importante que haja investimento na formação do professor para que obtenha conhecimento e suporte o suficiente para atender as necessidades de seus alunos.
Acredito que a prática da utilização das redes de comunicação mediadas por computador podem melhorar os meios tradicionais de ensino e aprendizagem, abrindo novas oportunidades para a comunicação, a cooperação e a construção do conhecimento, fazendo com que o aluno seja estimulado a buscar soluções para situações problemas. Embora interações estejam presentes em nossa vida cotidiana, existe uma grande necessidade de ampliarmos nossa rede de relações e reconhecermos que aprender com "o outro" deve fazer parte de nossa formação continuada.
Maria P. da Silva - EMEF Edson Mambelli
ResponderExcluirAs TICs na educação é cada vez mais importante, porque tudo gira em torno da tecnologia. Seria bom se todos os educadores, quebrassem alguns paradigmas e se abrissem p/a tecnologia digital e c/isso vir a promover uma educação que acompanhe as novas mudanças tecnológicas que já incide a realidade de nossos alunos.
O curso TICs na educação fundamental I, complementou os meus conhecimentos.
ResponderExcluirAs TIC´s na educação está representando um desenvolvimento na aprendizagem de todos os alunos, tanto do fundamental I e II, inclusive para nós professores.
Estou aprendendo temas novos e reaprendendo novos ítens.
Eu apliquei na minha apresentação o que foi ministrado no curso.
O curso TIC Fundamental I ,acrescentou minha formação, pois através deste curso consegui aprimorar e deixar minhas mais significativas e divertidas.
ResponderExcluirO curso de Tecnologia da Informação e do Conhecimento (TIC) na ensino fundamental, explicita o que a ferramenta (tecnologia)pode auxiliar na ação do educador e em questões pedagógicas. Os recursos que aprendemos a utilizar são um complemento para o trabalho do professor, portanto, a TIC vem somar e ilustrar as atividades no âmbito escolar.
ResponderExcluirO CURSO TICS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I, AMPLIARAM MEUS CONHECIMENTOS E FOI POSSÍVEL APLICAR ESSES NOVOS CONHECIMENTOS E NESTE PROJETO ONDE TIVE OPORTUNIDADE DE REALIZAR COM OS ALUNOS 1º ANO, CONJTOS DE FADA, POIS FOI POSSÍVEL OBSERVAR OS DESENVOLVIMENTOS EM AMPLOS ASPECTOS.
ResponderExcluirQUANTO MAIS RECURSOS VISUAIS, OPÇÕES DE LEITURA, QUANTO MAIS PROXIMO DO ALUNO OS OBJETIVOS SERÃO ALCAÇADO.
ResponderExcluirSOU NORDESTINA DE CORAÇÃO, A TURMA DO XAXADO VEM BEM DE ENCONTRO COM A FALA DO MEUS ALUNOS E QUE MUITAS VEZES TEMOS QUE CARREGAR O SOTAQUE EM ALGUMAS SITUAÇÕES PARA ME FAZER ENTENDER, OS PERSONAGEM SÃO INTERESSANTES PARA FAZER UM COMPARATIVO.
O que seria de nós professores sem a facilidade, inovação e tantos outros atributos que as TIC nos oferecem?
ResponderExcluirAs possibilidades e os diferentes caminhos que podemos utilizar em nossa prática pedagógica no ensino fundamental, com certeza atingem melhores resultados com o aluno, que pode dispor de recursos modernos e ter acesso a diferentes tecnologias.