quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula



TICs, tecnologias da informação e comunicação. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas. Qual destes sentimentos mais combina com o seu: expectativa pela chegada de novos recursos? Empolgação com as possibilidades que se abrem? Temor de que eles tomem seu lugar? Desconfiança quanto ao potencial prometido? Ou, quem sabe, uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos?
Se você se identificou com mais de uma alternativa, não se preocupe. Por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa. NOVA ESCOLA quer ajudar a pôr ordem na bagunça buscando respostas a duas questões cruciais. A primeira delas: quando usar a tecnologia em sala de aula? A segunda: como utilizar esses novos recursos?
Dá para responder à pergunta inicial estabelecendo, de cara, um critério: só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. "Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.
Mas é preciso avaliar se as oportunidades são significativas. Isso acontece, por exemplo, quando as TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual. "A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje", afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Em outros casos, porém, ela é dispensável. Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO? VOCÊ CONCORDA COM A COORDENADORA MARCIA PADILHA? DEIXE AQUI REGISTRADO O SEU PONTO DE VISTA SOBRE ESTE ASSUNTO QUE É A CHAVE DO CURSO TIC FUNDAMENTAL I.

Fonte: Nova Escola - Junho de 2009.
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml

39 comentários:

  1. Vânia Maria melo Bezerra01 dezembro, 2009 09:10

    Vânia Maria Melo Bezerra
    TIC FUND 1
    Machado/ Terça

    Eu concordo em partes pois é importante sim que essas tecnologias complemtentem o trabalho em sala , porém , a importância de que uma aula que era monótona e após o power point , se tornou mais dinâmica, eu concidero tão importante quanto.
    Os jogos também, pois o que para uns são apenas "jogos que só entretêm as crianças" ao meu ver é uma forma lúdica de se aprender determinado assunto.

    ResponderExcluir
  2. Maria Fernanda Belisário Soares de Souza01 dezembro, 2009 09:58

    Maria Fernanda
    TIC FUND I
    Machado - terça
    A tecnologia adquiriu um papel muito importante nas nossas vidas. Não conseguiríamos viver sem celulares, computadores e tantos outros aparelhos que hoje são indispensáveis.
    Pensando nisto eu pergunto: seria possível ter uma educação sem tudo isto?
    Existem muitos desafios, mas a escola precisa acompanhar esse avanço tecnológico, aproximando, cada vez mais, à sua realidade.

    ResponderExcluir
  3. Sidiléa P. Rangel Cabral01 dezembro, 2009 20:40

    Concordo com a Márcia Padilha pois como tudo na vida tem lados positivos e negativos, com as TIC's não seria diferente. Que trouxeram inúmeros benefícios, facilitando, dinamizando, enriquecendo e ampliando a aquisição de conhecimentos, é inquestionável. No entanto, além da preocupação de atualizar-se e incluir-se digitalmente, é necessário que todos possam lidar de maneira construtiva e significativa com todos esses recursos. Caso contrário, teremos uma sociedade cada vez mais fria, insensível e dominada por máquinas, tendo em vista que os momentos em família, um bom bate-papo( real, não virtual), entre tantas outras vivências, vão cada vez mais sendo substituídas pela televisão, internet e outros. Nesse sentido é preciso saber administrar tantos recursos para não sermos "engolidos" por eles. Não devemos nos esquecer que emoções, tanto na relação professor x aluno, quanto em qualquer outra esfera jamais poderão ser substituídas!

    ResponderExcluir
  4. Milana Rocha de Souza02 dezembro, 2009 15:34

    Milana Souza
    Heitor Villa Lobo - Terça-feira - tarde

    Concordo! A tecnologia deve ser mais uma ferramenta, um auxilio para o professor. Ilustrar o que já se foi ensinado, pesquisar e descobrir um mundo novo de possibilidades, preparar material com melhores recursos, mas tudo isso deve estar dentro de um planejamento e ter um objetivo muito bem estipulado. Para tanto basta que o educador reveja, reavalie e mude o que for preciso em sua postura como educador constantemente.

    ResponderExcluir
  5. Andréia Pereira Braga Gomes
    TIC Fundamental I
    Machado-Terça feira- Manhã

    Concordo com a Marcia Padilha, hoje em dia é realmente dificil imaginamos o mundo sem essas tecnologias. Mas para que possamos potencializar nossos trabalhos, devemos inserir os recursos tecnologicos de forma responsável para que ele não fique sendo somente um "tapa buraco" de um planejamento malfeito. Nós educadores devemos buscar cada vez mais conhecer as novas tecnologias para que estas funcionem a favor da aprendizagem. Com planejamento e objetivos claros, as tecnologias se tornam ferramentas indispensaveis para a aprendizagem ocorrer de forma significativa.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Marcia Padilha, as mudanças dos ambientes educativos com a presença de artefatos tecnológicos ( Power Point, jogos ) e linguagens proximos do universo de interesse dos alunos proporcionam o acesso a uma gama diversa de manifestações de ideias, permitem a expressão do pensamento e criam melhores condições para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano e da civilização.

    Juçara dos Santos
    TIC II
    EMEF: Maria José Luizetto - segunda - noite

    ResponderExcluir
  7. Maria do amparo Gomes tome- EMEF Cecília Meireles07 dezembro, 2009 22:57

    Maria do Amparo Gomes Tomé
    EMEF Cecília Meireles
    TIC Fundamental I - sexta-feira- Cris e sandra

    A tecnologia não me assusta e não acredito que tome o lugar dos professores. A escola proporciona um ambiente de relacionamentos além do aprendizado. A tecnologia jamais substituirá essa relação.Capacitamos os alunos para viverem em sociedade, então faz-se necessário o uso da tecnologia seja a serviço dos conteúdos ou não. O indivíduo enfrentará o mercado de trabalho com conhecimento do manuseio do computador, com uma boa auto-estima, pois a clientela que recebemos necessita desse suporte..

    ResponderExcluir
  8. Vanessa Pereira Siqueira08 dezembro, 2009 09:37

    Vanessa Pereira Siqueira
    Tic Fundamental I
    Machado de Assis - Terça Feira/manhã

    Concordo com a coordenadora Márcia Padilha, quando esta afirma ser importante dar significados aos trabalhos com tecnologias e que o auxílio dos Tics seja importante.
    Para mim as tecnologias em sala de aula enriquecem muito um trabalho e uma tecnologia bem aplicada, não somente "tapa buraco" mas acrescenta.
    Já o auxílio dos Tics é de extrema importância, pois estes ajudam os professores a compreenderem mais as novas tecnologias e oferecem idéias de como atuar, com elas, em sala de aula.
    Mas ambos recursos não são suficientes para um efetivo trabalho, cabe ao educador buscar, para si, um conhecimento de mundo maior e não, somente, esperar que os outros o ajudem.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o posicionamento da relatora e ainda acrescento que o uso do Tic nas escolas devem ser mais ampliados ,pois é uma maneira de enriquecer as aulas e desenvolver novas habilidades tanto para o prof. como para o aluno.

    ResponderExcluir
  10. Elizabete P. Valente - EMEF Edson Mambelli10 dezembro, 2009 19:00

    Elizabete P. Valente
    As TIcs vem auxiliar o docente em sala de aula,pois é um recurso inovador na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. Nilza Fundamental I Ayrton Senna10 dezembro, 2009 19:07

    Maria nilza Barbosa
    Sem duvidas nenhuma, concordo plenamente que devemos usar a Internet para acrescentar nosso conhecimento, é uma das ferramenta muito importante na medida que usada devidamente, assim também como os livros, as revistas , os jornais., a televisão enfim cabe a cada um, selecionar o que podera ser util no aprendizado, no pedagogico.

    ResponderExcluir
  12. Maria Silva - EMEF Edson Mambelli10 dezembro, 2009 19:28

    Maria Silva
    TIC -FUND I

    As Tics na educação é de grande importância, pois tudo gira em torno da tecnologia. É uma ferramenta de grande auxilio na sala de aula.

    ResponderExcluir
  13. Maria José Diniz Macedo - EMEF Ayrton Senna10 dezembro, 2009 19:38

    Maria José Diniz Macedo - EMEF Ayrton Senna
    As novas tecnologias atreladas aos conteúdos curriculares tornam a aprendizagem significativa e muito mais divertida.
    concordo com Padilha quando afirma a necessidade de desenvolvermos novas habilidades, referente as novas tecnologias, afim de melhorarmos nossa prática e atuarmos no mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  14. Michelle Cabral Hugo Arduini11 dezembro, 2009 16:09

    Acho importante a tecnologia em sala de aula pois é o realidade do dia dia das crianças e do nosso também hoje em dia usamos muito o recurso do computador,scanner,máquina digital,email etc.Porém devemos saber mesclar pois há outros recursos interessantes que não devemos esquecer de usa-los.

    ResponderExcluir
  15. Maria Odete Bou Anni - EMEF Ayrton Senna.

    As crianças no seu cotidiano, estão em contato com a tecnologia ( video game, brinquedos eletronicos e etc) a escola precisa acompanhar essa evolução, pois as aulas com certeza serão mais significativas e novas habilidades serão desenvolvidas.

    ResponderExcluir
  16. Patrícia de Almeida Sousa EMEF Ugo Arduini TC I11 dezembro, 2009 18:30

    As novas tecnologias estão sendo um grande aliado dos professores, com elas os conteudos se tornam mais interessetes e desafiadores para os alunos.
    Espero que este seja ampliado para a educação infantil.

    ResponderExcluir
  17. Floripes Soares Costa
    TIC I - Oscar
    Concordo plenamente com a autora do texto mesmo pq é o que vemos em nossa realidade. Muitas vezes o que é oferecido aos alunos não facilitam a aprendizagem,não tem a ver com o conteúdo. Os jogos por si só acabam por reproduzir o que eles fazem em casa ou em um a Lan house. È inquestionável as diversas habilidades que um jogo exige da pessoa, porem ele usado como lazer na escola, coloca em xeque como e elaboarado nosso planejamento, como esta matéria tão apreciada pelos alunos é considerada nele pelo professor que o elabora. Na educação especial, área que trabalho, é pior, poucas são os programas que conhecemos para este público, e quando temos algum programam especifico, como o Holos (/apae) pouco são nos oferecido o apoio necessário e o tempo para aplica-lo junto aos alunos...

    ResponderExcluir
  18. Essa nova tecnologia é demais.....12 dezembro, 2009 17:03

    CREUZA DE SOUZA LIMA SILVA -E.M.I VISCONDE DE SABUGOSA-TIC II
    O uso da tecnologia nas escolas e principalmente em nossas vidas está cada vez mais se avançando e têm ganhado muito espaço dentro das escolas. Na minha opnião desperta o interesse dos alunos de uma forma prazerosa e é muito bom ter contato com essa nova tecnologia pois, torna a aprendizagem mais significativa e muito divertida.
    Também é uma forma inovadora de estarmos cada vez mais informados sobre tudo que acontece no mundo à nossa volta.
    12 dezembro de 2009,16:57

    ResponderExcluir
  19. Liliam Guedes Sampaio / E.M.E.F. Ayrton Senna12 dezembro, 2009 22:23

    Na verdade, nós professores, estamos trabalhando com o uso várias tecnologias há muito tempo, haja vista, o aparelho de rádio, antigo vídeo cassete, dvd, entre outros. A modernidade vem chegando e com ela novas tecnologias como exemplo o conhecidíssimo computador que no momento está sendo mais uma ferramenta de trabalho para o aprendizado. Não podemos fechar os olhos e ignorar o uso desta ferramenta, pois, assim, estaremos excluindo nossos alunos da era digital.

    ResponderExcluir
  20. Luzia Rita Gonçalves EMEF Antonio Fenólio14 dezembro, 2009 11:17

    Concordo com a coordenadora Márcia Padilha, visto que o uso da internet não pode ser a única ferramenta para o desenvolvimento de atividades em sala de aula.
    Cada aluno possui uma maneira de assimilar o conteúdo, alguns lendo; alguns registrando; outros ouvindo e há aqueles que assimilam por meio da atividade prática.

    ResponderExcluir
  21. Jeane Maria do Nascimento
    Tic FundamnetalI
    Machado de Assis - terça-feira-manhã


    Concordo com coordenadora Márcia Padilha, sem dúvidas usar internet é muito impórtante, porém temos que rever a nossa realidade e adequa-la ao trabalho.
    cada aluno possui sua maneira de aprender e nós temos que procurar várias informações e conhecer novas tesnologias.

    ResponderExcluir
  22. Paula de Oliveira
    Vivemos na era das máquinas e através destas, nós profissionais devemos utilizar a tecnologia a nosso favor na sala de aula, inserindo os alunos nesse contexto de possibilidades para se chegar a informação e conhecimento.

    ResponderExcluir
  23. Ariadine - TIC Fundamental I - Terça-feira15 dezembro, 2009 12:41

    Vivemos numa época de ênfase na informação, tais como a presença das revistas, telejornais e internet, onde é preciso estarmos sempre informados. Mas é importante lembrar que informação não é conhecimento. O conhecimento envolve o estabelecimento de relações entre informações isoladas.
    Como sabemos, o computador (hardware) só é capaz de processar dados, mas em nível lógico (software) podemos trabalhar com informações, editando textos, automatizando processos, a partir dos fundamentos trazidos pela teoria da informação, podemos esboçar o seguinte fluxo do conhecimento e da sabedoria.

    ResponderExcluir
  24. Elisangela Souza - TIC I Ayrton Senna15 dezembro, 2009 15:29

    As novas tecnologias é de suma importancia, pois, devemos estar sempre atentos as novidades e avanços da sociedade. Nossos alunos encontram muita facilidade em manusear essas novas ferramentas, então, é essencial que utilizemo-as para diferencia nossas aulas e acompanharmos nossos alunos nesse mundo tecnológico..

    ResponderExcluir
  25. Alice Gomes
    tic fund1 - Machado - terça

    Concordo com a coordenadora Márcia Padilha, contudo não podemos esquecer a importância do professor. sabe-se que temos diferentes competências e habilidades em nossos educandos, portanto tecnologia e professor precisam caminhar juntos.

    ResponderExcluir
  26. Concordo que a realidade é muito mais "autêntica" mas as imagens virtuais também têm seu atrativo, considero que a educação é feita de muitos aspectos diferentes que dependem da sua maioria do modo de trabalhar do professor principalmente e da equipe pedagógica como um todo. As novas tecnologias são de extrema importância nos dias de hoje mas gosto de salientar que se deve utilizar bem também as velhas tecnologias para otimizar ao máximo os recursos disponíveis.

    ResponderExcluir
  27. Magali Campos Souza- EMEF Ayrton Senna16 dezembro, 2009 15:39

    As aulas de informática devem ser utilizadas não somente a serviço dos conteúdos. Os jogos favorecem o aprendizado e manuseio da máquina, requisito necessário para o aluno na vida social, atrelados aos conteúdos é o ideal, mas temos que lembrar que estamos formando nossos alunos para enfrentarem o mundo fora da escola.

    ResponderExcluir
  28. MARIA EUDENICE AYRTON SENNA16 dezembro, 2009 18:16

    Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados,ha uma evoluçaõ incrivel na visualização de imagens.

    ResponderExcluir
  29. Antonia Aldenia Batista17 dezembro, 2009 15:34

    A tecnologia não é um empecílio na vida do Professor, e sim uma grande aliada. Não há como excluí-la do nosso dia a dia em sala, uma vez que nossos alunos tem contato com ela, seja em casa,nas Lan Houses, etc. Enfim,nas atuais circunstancias ela só vem acrescentar.

    ResponderExcluir
  30. Aluna Libania Cristina Têndolo.
    EMEF. Heitor Villa Lobos.
    turma de terça-feira

    Os recursos proporcionados pela Tecnologia da Informação vem cada dia sendo imprescindível na educação pois, cada vez mais a capacitação individual vem sendo cobrada pela sociedade.
    As tecnologias em suas diferentes formas e usos são um desafio para a escola e nós educadores, pois não basta implantar um programa de informática nas escolas se os profissionais não se envolverem e estudar o programa.
    Acredito, que primeiro tem que haver um interesse e compromisso do professor. É preciso que eles saibam utilizar as novas e modernas TICs, para poderem diversificar suas aulas deixando-as mais envolventes e com diferentes possibilidades de exploração dos conteúdos em questão.

    ResponderExcluir
  31. Rudá Lago Lima Mendes - Darcy Ribeiro18 dezembro, 2009 16:20

    Acredito que as novas tecnologias contribuem muito para as atividades desenvolvidas em sala de aulas com os alunos, otimizando o tempo de qualidade e auxiliando na dinâmica da aula.
    Penso, assim como a Regina Scarpa diz na entrevista que "Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas". Visto que com essas novas ferramentas conseguimos explorar um tema com mais ludicidade. Também dar devolutivas para nossos alunos de textos ou atividades realizadas por eles e gostaríamos de socializar com o grupo.
    Também é possível realizar a textualização com mais praticidade já que enquanto o aluno dita o texto ele simultaneamente aparece no telão.
    Não acredito que as novas tecnologias tomem o lugar dos professores, creio que elas favorecem e muito no desenvolvimento do nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  32. Maria José Marques dos Reis20 dezembro, 2009 14:00

    Maria José Marques dos Reis
    EMEF AYRTON SENNA

    Ainovação de uma educaçãoglobalizada,exige do professor uma rápida transformação.Além de receberformação específica,o professor deve polir a orientação de seus alunos,ampliando-lhes um horizonte,enfrentando assim um desafio em ser mestre e aprendiz pois o mundo gira em torno de evolução eo professor deve intensificar seus domíniosnas mais diversificadas áreas e entre elas a informática.

    ResponderExcluir
  33. Eliana Maria - EMEF Oscar - TIC I

    6ªfeira - 17h-19h
    A tecnologia esta cada vez mais avançada e a escola não deve ficar fora desse avanço,acredito que o uso do computador na escola só tem a contribuir para a aprendizagem dos alunos. No entanto não acredito que os jogos são usados como passatempo, estes são necessários para ampliar e ajudar o aluno a melhor compreender o conteúdo trabalhado em sala de aula de forma lúdica e significativa. Também acho que as aulas de informatica na escola auxiliam o trabalho do professor nas diversas atividades e conteúdos desenvolvidos durante o ano letivo.

    ResponderExcluir
  34. Eliete Maria - EMEF Des. Amorim Lima11 fevereiro, 2010 11:52

    Acredito que a tecnologia realmente seja muito importante para o desenvolvimento das habilidades exigidas no mundo atual, mas não é a única ferramenta disponível e eficiente. Jamais irá substituir o professor, os livros, a observação da realidade. Deve, sim, ser utilizada como um grande auxílio, facilitador do despertar da curiosidade pelo conhecimento. Ao observar um fato científico na realidade, o tempo real pode demorar bastante tempo. Ao observar no computador o mesmo fato em tempo mais acelerado, o estudante pode se fascinar, pode se interessar mais pela observação do real, leve este real o tempo que levar. Cada vez mais os professores devem se apropriar dos recursos disponibilizados pelas TICs, sem medo, sem a sensação de impotência do que ainda não é conhecido.

    ResponderExcluir
  35. Marymar - Emef Desem. Amorim Lima11 fevereiro, 2010 11:58

    A tecnologia é uma ferramenta adicional no desenvolvimento das habilidades dos alunos e professores. É uma maneira dinâmica de encontrar a "resposta" da procura, porém jamais substitui o experimento em tempo real.

    ResponderExcluir
  36. ANNA CECILIA KOEBCKE DE MAGALHAES COUTO SIMOES12 fevereiro, 2010 13:29

    ALUNA: PROFESSORA ANNA CECÍLIA KOEBCKE DE MAGALHÃES COUTO SIMÕES
    EMEF DESEMBARGADOR AMORIM LIMA
    TURMA:4ªFEIRA 11H

    Na minha opinião, as TICs são, inegavelmente, muito importantes, e cada vez mais, porém não sei bem precisar o sentimento que me ocorre, enquanto professora, em relação ao seu uso. Talvez seja um misto de tudo que está posto no texto da Revista Nova Escola: medo, expectativa, admiração, enfim, é impossível ficar alheio a essa discussão. Na atualidade, penso que estamos caminhando passos largos para juntar educação e TICs aqui na escola e isso tem uma grande influência da forma como a Planeta Educação tem atuado junto a alunos e professores neste lugar, inclusive em relação aos Cursos de Formação de Educadores que têm sido excelentes. Sugiro que no próximo trabalhemos com filmes de animação e as diferentes tecnicas que estão disponíveis para o trabalho com as imagens.

    ResponderExcluir
  37. Mônica Ulson Brandão Teixeira12 fevereiro, 2010 22:00

    MÔNICA ULSON BRANDÃO TEIXEIRA
    EMEF DESEMBARGADOR AMORIM LIMA
    Turma: 4ªfeira(12H00)- Luciano/Cristiano

    Falar em tecnologias da informação e da comunicação na educação é de extrema importância, principalmente, porque as TICs podem ampliar muito as possibilidades de construção do conhecimento. Não como um substituto de outras formas de se relacionar com o ensino e a aprendizagem, mas sim como algo que possa acrescentar. Por esta razão, meus sentimentos com relação às TICs estão ligados, principalmente, à empolgação com as possibilidades que se abrem, com a certeza de que, nesta área, conheço menos que meus alunos - e esta é uma ótima oportunidade de trocar conhecimentos. Aliás, esta é mais uma razão para lançarmos mão das TICs, já que as crianças e os jovens praticamente nascem mergulhados em um meio tecnológico; a linguagem tecnológica é muito significativa para eles e aproxima a escola do "mundo vivido".
    Confesso que, por mais que ache importante, a velocidade com que as TICs se desenvolvem e meus poucos conhecimentos sobre o assunto não permitem que tenha expectativas pela chegada de novos recursos, mas com certeza, quando tenho contato com eles, me empolgo muito pensando no que pode ser realizado.
    Este contato com as novas tecnologias foi facilitado pelo pessoal da Planeta Educação que, em pouco tempo conseguiu nos apresentar diversos recursos de forma agradável, eficaz e eficiente. Como acredito que precisamos estar em constante formação - em todas as áreas e principalmente em tecnologia - estou aguardando ansiosamente o próximo curso, pois tenho certeza que teremos contato com outros recursos que poderão enriquecer muito nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  38. EMEF Amorim Lima
    Aluna do curso de Informática educativa - 2009 (turma de 2ª feira)
    Professora Cleide Maria de Oliveira Portis

    As tecnologias estão cada vez mais presentes na vida cotidiana das pessoas, portanto não é possível que ela fique fora de sala de aula. Mas é preciso estabelecer objetivos bastante claros e específicos para seu uso na rotina escolar. Separar "o joio do trigo" é uma luta muito difícil,é estabelecer queda de braços entre professores e estudantes, pois, as TICs oferece uma gama muito grande de possibilidades e atrativos, os interesses dos estudantes estão sempre mais voltados para lazer e modismos, do que para a produção do conhecimento, mas isso não é uma novidade das TICs, também sempre foi assim em relação a leitura, por exemplo, as escolhas feitas por estudantes não eram as indicadas pelos professores. Então cabia aos educadores oferecer qualidade e conhecimento e seduzir para despertar a vontade de novas descobertas e afinidades nas crianças e adolescentes. Esse mesmo papel cabe novamente aos educadores, para isso é preciso que conheçamos um pouco mais dessa tecnologia, que não tenhamos medo de aprender, e aprender inclui errar, e entender que estudantes podem saber usar esses recursos mais e melhor que nós, mas que cabe a nós, orientar e construir um trabalho voltado para a construção do conhecimento,oferecendo as TICs com ferramenta para esse trabalho, um meio para essa construção e não um fim. Elas precisam ser selecionadas a fim de proporcionar novas perspectivas na vida escolar,na busca do conhecimento, no desenvolvimento de habilidades para enfrentar as mudanças do mundo. E isso precisa estar bem orientado no planejamento do educador.

    ResponderExcluir
  39. EMEF Amorim Lima
    Curso de Informática Educativa
    Professora Edneia Moresse Coelho

    As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes nas escolas através dos estudantes, portanto precisamos nos apropriar de seu uso em nossos planejamentos. E, é isso que está faltando, esse elo que tornará possível o uso das TICs na aprendizagem. Se por um lado, temos restrições a sua utilização, por outro elas já fazem parte vida de nossos estudantes, então a escola, acaba sendo "atropelada" pela tecnologia. Para que isso não aconteça, precisamos pensar as TICs como ferramentas de nosso trabalho e colocá - las a serviço do conhecimento construido secularmente pela humanidade e da continuidade dessa construção.

    ResponderExcluir